Noticias Jornal ACAN Abril de 2003 (excertos)

EDITORIAL

A caminho de 16 anos de existência o Grupo Coral Ares Novos tem sido presença assídua no panorama cultural do nosso concelho e não só.

Desde que no outono de 1987 o maestro Eli Camargo Júnior reuniu um punhado de boas vontades para arrancar com um coro, este não mais parou, tendo iniciado com um reportório de música popular e folclórica vindo, pouco tempo depois, a abarcar outros géneros musicais, que vão da música renascentista à contemporânea, incluindo a música sacra.

Ao longo destes quase 16 anos de vida coral, 7 dos quais com o maestro Eli Camargo Júnior, tendo deixado como seu sucessor até aos dias de hoje o maestro Paulo Cairrão, realizamos 128 actuações um pouco por todo o país e estrangeiro e foram ensaiadas mais de 110 peças de música. (continua)

CURSOS DE TÉCNICA VOCAL

Decorreu de 11 a 27 de Fevereiro um Curso de Técnica Vocal da ACAN, ministrado pelo maestro Paulo Cairrão, direccionado para pessoas que tenham um uso intensivo da voz profissionalmente.
Este foi um curso introdutório numa temática tão vasta como negligenciada. Este é um problema que atinge um grande número de profissionais que fazem um uso intensivo da voz (como professores, comerciais, etc...) e que, nos casos extremos, pode causar problemas muito graves e irreversíveis nas cordas vocais, uma área tão sensivel como é a voz.

O curso mostra um conjunto de técnicas e exercícios que permitem melhor a postura Vocal. O maestro Paulo Cairrão expressou que «o uso correcto da voz é em si uma aprendizagem e, como toda a aprendizagem, deve passar por etapas distintas que vão desde a consciencialização de uma técnica fonatória até chegar ao emprego da mesma de uma forma inconsciente e automática». Assim «o mecanismo fonatório será o ponto de partida para a aprendizagem da técnica vocal com o fim de tirar o maior rendimento sem que se ressintam as cordas vocais».

Como para muitos a Voz é um instrumento de trabalho a ACAN vai disponibilizar este curso introdutório e outros de desenvolvimento em datas próximas ainda a estabelecer.

O número de pedidos de esclarecimento, durante o curso e posteriormente, revela o desconhecimento geral desta problemática e a aceitação, por parte da população, de iniciativas deste género.
Para mais informações podem contactar o 966 278 295.

FEDERAÇÃO NACIONAL MOVIMENTO CORAL

A FENAMCOR foi fundada a 28 de Fevereiro de 2003 pela mão da Associação Coral Ares Novos de Alverca, da Sociedade Euterpe Alhandrense, do Ateneu Artístico Vilafranquense, da Casa da Gaia de Argoncilhe, do Coral Fides-Orfeão de Valbom e do Orfeão de Rio Tinto. Neste momento está-se a pro- ceder à inscrição de sócios para, a 14 e 15 de Junho deste ano, se elegerem, em congresso, os primeiros corpos gerentes.

A ideia de uma Federação surgiu em 2000 aquando da realização do I Congresso do Movimento Coral Português, na cidade de Seia, organizado pelo Orfeão de Seia, com a participação de cerca de 80 Grupos Corais. Entre diversos assuntos discutiu a organização nacional dos Grupos Corais e concluiu pela necessidade de se avançar para a respectiva estruturação, mandatando o II Congresso, a realizar no ano seguinte, para aprofundar este debate.

No II Congresso, realizado em Novembro de 2001, em Santa Maria da Feira, estiveram presentes cerca de 70 Grupos Corais (continua)