O Grupo Coral Ares Novos é um coro amador. Foi formado em outubro de 1987 e constituiu-se em Associação a 20 de Abril de 1998. É apoiado pela Junta de Freguesia de Alverca e Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, através de protocolo de cooperação.
Nas comemorações dos 25 anos de atividade recebeu da Junta de Freguesia de Alverca o Galardão de Mérito Cultural.
Pela importância que teve para o Grupo há a destacar: a participação no CD “Os Melhores Coros da Região do Ribatejo e Estremadura Norte”, algumas atuações na Madeira, em Barcelona e na Galiza. Nas comemorações dos seus 25 anos, projetou um conjunto de realizações sob o tema “Voo de Paixões”, com coros infantis, juvenis e adultos, bandas, conjuntos instrumentais e mistos, que permitiram apreciar a música sacra, a música erudita, o canto popular, o fado, o rock, o jazz (Duke Ellington), a música tradicional e até o cinema. Em 2015 promoveu uma Gala de Ópera solidária com o CES da Fundação CEBI de Alverca, participaram 4 coros: Vocale Allegro, Coro ART, Coral Nascente e Grupo Coral Ares Novos, os solistas Ariana Russo, Pedro Cachado e André Henriques, acompanhados ao piano por Sérgio Silva. Em 2016, foi a vez do Coro Art organizar esta Gala no Colégio S. João de Brito, nas comemorações dos 750 anos da Freguesia do Lumiar. Em 2017 com o Coral Allegro e a Banda Filarmónica dos Bombeiros de Loures, apresentaram a “Missa Katharina” do compositor Holandês Jacob de Haan em vários concertos no distrito de Lisboa. Em 2018 apresentou em 3 concertos “Requiem op. 48” de Gabriel Fauré, em conjunto com o Coral Allegro, o Coro da Universidade Católica de Lisboa, orquestra Ares Novos e o organista Sérgio Silva.
Foi seu fundador o Maestro Eli Camargo Júnior que dirigiu o grupo até 1995, tendo continuado o seu trabalho o Maestro Paulo Cairrão até junho de 2010. Atualmente é dirigido pelo Maestro Frederico Nobre Projecto.
A Associação Coral Ares Novos (ACAN) solicitou ao Ministério da Cultura o Estatuto de Mecenato Cultural para o biénio de 2009/2010, o qual lhe tem sido concedido desde então.