XVI Curso de Direção Coral e Técnica Vocal do Concelho de Vila Franca de Xira

O curso decorreu entre os dias 12 e 21 de Agosto, no Palácio do Sobralinho, com a presença de 27 alunos.

Corpo Docente em 2011

O curso é ministrado por Mestres especialistas respectivamente em Direcção Coral e Formação Vocal, eventualmente assistidos por professores assistentes de cada especialidade.

Edgar Saramago (Direçao Coral)
Formado em Direcção Coral e de Orquestra pela Real Federação de Canto dos Países-Baixos em 1980. Possui o grau de Formador Especialista na área de Formação Musical atribuído pelo Conselho Coordenador da Formação Contínua de Professores. Estudou com vários mestres holandeses entre os quais Anton de Beer.
John Roos
John Roos é formado em piano e Direcção Coral e de Orquestra, tendo trabalhado vários anos com o Mestre Anton de Beer e Eduard Downes. Compôs e dirigiu em Londres várias produções musicais para a editora musical De Wolfe. Presentemente é Director Musical nos Estúdios Meta Sound em Amesterdão, onde é responsável pelas canções em holandês e flamengo nas produções da Walt Disney e da Dreamworks, nomeadamente Pocahontas, Tarzan, Príncipe do Egipto e El Dorado. Em 1993 e 1995 ministrou o Curso Internacional de Direcção Coral de Sines. Dirige vários coros (mistos e masculinos) na Holanda. A sua presença depende do número de inscrições no curso.
Artur Pinho e Maria (Direçao Coral)
Possui o Curso de Formação Musical do Conservatório de Música de Aveiro. Começou a estudar Direcção Coral em 1989 com os Mestres Anton de Beer e Edgar Saramago, com o qual ainda continua a trabalhar.
Vianey da Cruz (Técnica Vocal)
Pedagogo de Canto de origem timorense. Reconhecido e premiado em vários concursos internacionais pelo seu excelente trabalho com vozes. Dirige o Coro Sol Nascente.

Formandos em 2011

Não ficou registado o naipe de Teresa Veiga*.

Sopranos Contraltos Tenores Baixos
Carla Cruz*
Eva Amaro*
Eva Pimenta
Helena Cruz
Luísa Alves
Marísia Seixas
Neuza Rosa
Renata Santos
Joana Bento*
Sara Castro*
Angélica Roberto
Conceição Cocco
Caros Fernandes*
Diogo Pombo*
Pedro Correia*
Pedro Guerreiro*
Rui Cardoso*
Acácio Mesquita
Manuel João
António Cardoso*
Fernando Ribeiro*
Flávio Cardoso*
João Dias*
Márcio Menino*
Rui Tomás*
João Valente

* Formando em direção coral.

Concerto de encerramento