XX Curso de Direção Coral e Técnica Vocal do Concelho de Vila Franca de Xira

O XX Curso de Direção Coral e Técnica Vocal de Vila Franca de Xira decorreu entre 14 e 23 de agosto de 2015 e realizou-se no Palácio do Sobralinho, instalações gentilmente cedidas pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, à semelhança dos anos anteriores. Inscreveram-se 18 formandos (8 para Direção Coral e 10 para Técnica Vocal), oriundos de diferentes zonas do país, com maior incidência do norte de Portugal. Nesta edição, o Curso continuou a oferecer aulas de Técnica Vocal em horário pós laboral, tendo-se registado a inscrição de três pessoas, que usufruíram diariamente de duas horas de trabalho de voz.
Os participantes ficaram alojados no Palácio do Sobralinho (sete pessoas) e na Quinta da Subserra (oito pessoas).

O Curso contou com a presença de três Professores, dois de Direção Coral, Maestros Edgar Saramago e Artur Pinho e Maria, e um de Técnica Vocal, Professor Vianey da Cruz. O Curso foi intensivo, tendo sido realizado durante 10 dias consecutivos, das 9:30 às 19:30, sendo o último dia ocupado com o ensaio geral e o concerto final.

O trabalho desenvolvido pelos formandos terminou com uma apresentação pública que teve lugar no dia 23 de agosto, pelas 17:00, no Salão Nobre do Palácio do Sobralinho, no qual foram entregues os diplomas de participação pelo elemento representante da Autarquia, Senhor Vereador António Félix. Como habitualmente, o Salão Nobre encheu-se totalmente de público para assistir ao concerto de encerramento do curso.

Este ano, e atendendo ao facto de ser a XX edição do Curso, foi apresentado em concerto um pequeno video dos momentos do Curso, bem como um Flash Mob dos alunos de Técnica Vocal que muito agradou a todos os presentes. Para assinalar a data também foi criada a página do Curso no Facebook e o grupo de amigos que pretende reunir todos os que já participaram neste Curso ao longo destes vinte anos.

A Organização Associação Coral Ares Novos
Acácio Mesquita, Helena Cruz

Corpo Docente em 2015

O curso é ministrado por Mestres especialistas respectivamente em Direção Coral e Formação Vocal, eventualmente assistidos por professores assistentes de cada especialidade.

Edgar Saramago (Direçao Coral)
Na Holanda, onde residiu durante vários anos, formou-se em Direção Coral pela Real Federação de Canto dos Países Baixos, em 1980, e desenvolveu uma carreira de Diretor Coral e de Orquestra. Foi distinguido com o título de Primeiro Membro Honorário da Associação de Música de Câmara da Holanda (Secção de Amsterdão).
Foi-lhe concedida a qualificação de Formador Especialista na área de Formação Musical pelo Conselho Coordenador de Formação Contínua de Professores.
Participou, em julho de 1999, como único representante português, no V Simpósio Mundial de Música Coral realizado em Roterdão.
Artur Pinho e Maria (Direçao Coral)
Possui o Curso de Formação Musical do Conservatório de Música de Aveiro. Começou a estudar Direção Coral em 1989 com os Mestres Anton de Beer e Edgar Saramago, com o qual ainda continua a trabalhar.
Vianey da Cruz (Técnica Vocal)
Pedagogo de Canto de origem timorense. Reconhecido e premiado em vários concursos internacionais pelo seu excelente trabalho com vozes. Dirige o Coro Sol Nascente.

Formandos em 2015

Sopranos Contraltos Tenores Baixos
Ana Paula Pinho
Eva Pimenta
Helena Cruz
Joana Rodrigues
Paula França
Sara Castro
Ana Simões**
Francisco Fernandes*
João Rodrigues*
Pedro Correia*
Acácio Mesquita
Manuel Oliveira**
Victor Luz**
António Novais*
Flávio Cardoso*
João Dias*
Pedro Guerreiro*
Ricardo Simões*

* Formando em direção coral.
** Formando em horário pós-laboral.

Concerto de encerramento em 2015

Sopranos Contraltos
Ana Paula Pinho
Eva Pimenta
Helena Cruz
Miguel Teixeira
Cátia Moreso
Joana Rodrigues
Paula França
Sara Castro
Tenores Baixos
Acácio Mesquita
António Novais
Francisco Fernandes
João Rodrigues
Pedro Correia
Flávio Cardoso
João Dias
Pedro Guerreiro
Ricardo Simões

Anexos